Mundial de Futsal de Surdos começa com goleada do Brasil

Nei José Sant’Anna


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Atual campeã mundial, a seleção brasileira feminina estreou com uma goleada por 8 a 1 sobre a Argentina nesta quinta-feira (9), no ginásio do Teatrão, na rodada inaugural da 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, que será disputada em São José dos Campos até o dia 18 de novembro. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

Antes da partida que abriu a competição foi realizado o cerimonial de abertura, que contou com participação de cerca de 400 surdoatletas e membros de comissões técnicas de 16 países, além de autoridades, convidados e torcedores. Houve desfile das delegações, juramento do atleta e uma apresentação da equipe de ginástica artística do programa Atleta Cidadão.

Este é o segundo grande evento para atletas surdos realizado na cidade com apoio da Prefeitura. Em dezembro de 2021, São José dos Campos recebeu o Surdolimpíada Nacional, que contou com a participação de cerca de 800 atletas.

Segundo Paulo Vieira , coordenador de esportes da CBDS, um evento deste porte ajuda a dar visibilidade ao atleta surdo e o apoio do poder público é fundamental. “Desperta atenção das autoridades para que os atletas surdos sejam lembrados”, disse o dirigente, agradecendo o apoio da Prefeitura.

Para a atleta brasileira Paloma Martinez, 24 anos, disputar o Mundial tem uma motivação especial. Ela é joseense e não esconde a felicidade de competir em casa. “Estou muito emocionada, é a primeira vez que participo de uma competição com tantos países, com atletas vindos de várias partes do mundo”, disse.

Paloma começou na seleção em 2016, mas não participou da conquista do título mundial em 2019 na Suíça, devido ao nascimento do primeiro filho. Há dois anos voltou ao time nacional e agora sonha com a conquista jogando diante da família e amigos.

O Mundial de Futsal tem 20 equipes participantes, sendo seis na categoria feminino e 14 na masculino.

Nesta sexta (10) será disputada a primeira rodada do masculino e o complemento do feminino. A seleção brasileira masculina fará sua estreia contra Trindade e Tobago, às 8h, no Teatrão. O técnico brasileiro Lúcio Cruz está confiante para a estreia e acredita que o Brasil tem condições de lutar pelo inédito ouro. Segundo ele, o Irã, adversário do Brasil no domingo, é um dos fortes concorrentes ao título.

O encerramento do Mundial será no dia 18, a partir das 17h, na Farma Conde Arena. Além do Teatrão e da Arena, os jogos serão realizados no Poliesportivo Altos de Santana, do ginásio Delmar Buffulin e no Tênis Clube.

Confira os países que disputam o torneio: Brasil, Alemanha, Argentina, Bulgária, Dinamarca, Inglaterra, Irã, Irlanda, Japão, Kuwait, Paraguai, Quênia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Tailândia e Trindade e Tobago.

Primeira rodada

Feminino

09/11 – Teatrão
19h – Brasil 8 x 1 Argentina

10/11 – Ginásio Delmar Buffulin
8h – Alemanha x Irlanda
10h15 – Inglaterra x Japão

Masculino

10/11 – Teatrão
8h – Brasil x Trinidad e Tobago (Grupo A)
10h15 – Suécia x Paraguai (Grupo B)
18h – Suíça x Inglaterra (Grupo C)
20h15 – Kuwait x Dinamarca (Grupo C)

10/11 – Poliesportivo Altos de Santana
9h – Japão x Bulgária (Grupo D)
10h15 – Argentina x Tailândia (Grupo D)

ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS – ABERTURA E PRIMEIRO JOGO

TABELA COMPLETA

PÁGINA OFICIAL DO MUNDIAL

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *