Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda-feira

Apesar da média de 41,2 mm de chuvas nas últimas 24 horas – até as 19h desta segunda-feira (29), e do aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) não registrou ocorrências graves relacionadas às chuvas. Foram apenas alagamentos pontuais, com as águas escoando com o cessar das precipitações.  

“Apesar do alto volume de chuva ocorrido nesse final de semana, que teve o maior volume registrado no bairro do Grotão, que totalizou 62,2mm nas últimas 24 horas, a cidade de João Pessoa tem suportado bem, sem maiores transtornos. Isso é fruto do trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil e demais órgãos que integram a gestão municipal”, destacou o coordenador da Compdec-JP, Jailton Gomes.  

Como forma de prevenção, as equipes da Defesa Civil estão de prontidão, monitorando as áreas de risco, como barreiras, encostas e margens de rios, já que o alerta do Inmet prevê chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso é válido até as 10h desta terça-feira (30).  

O coordenador da Defesa Civil disse ainda que a população deve adotar medidas de segurança em caso de caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade. “É importante que as pessoas informem o endereço da ocorrência corretamente para que possamos agilizar as devidas providências”, recomendou Jailton Gomes.  

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de ocorrência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), telefone 199 ou aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.    

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *