ODS são tema da 8ª edição do Ciclo de Debates Urgentes do Programa de Estágio do Governo de MS

Nesta quinta-feira (18), às 9h, o Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul vai realizar a 8ª edição do Ciclo de Debates Urgentes e o tema da vez serão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, os chamados ODS. O evento acontece via Google Meet e pode ser acompanhado pelo público em geral no YouTube, gerando certificado de 2 horas para os participantes inscritos.

Iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas com apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que a população mundial possa desfrutar de paz e prosperidade. A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Para falar sobre o assunto, o Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul convidou dois palestrantes para abordar pontos importantes dos ODS no Brasil e no Mato Grosso do Sul, contando como o Governo do Estado vem tratando sobre a Agenda 2030 na gestão pública.

Karla Cavalcanti trabalha na Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo de Mato Grosso do Sul (Segem/Segov). Ela vai falar sobre a Agenda 2030 e os ODS como forma de sensibilizar os estagiários e gestores para a urgência global.

Karla explica que trazer esse tema para discussão, permite que o estagiários e gestores estejam alinhados ao assunto, sejam capazes de disseminar informações a respeito e possam contribuir para o alcance dos ODS no Governo do Estado.

“O Governo de Mato Grosso do Sul está alinhado com os ODS, porém para atingirmos resultados nessa agenda sua compreensão por todos é fundamental. Só assim conseguiremos realizar ações e mensurar nossos esforços para alcançar os objetivos e metas. O Programa de Estágio está dando um importante passo nesse sentido com essa capacitação”, comentou.

Marcos Rocha é administrador e especialista em gestão pública e gestão da inovação, além de head em ESG e especialista na Agenda 2030 da ONU.

Atualmente é membro da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria-Geral da Presidência da República e vai explicar o trabalho que vem sendo feito para o cumprimento da Agenda 2030 e metas dos ODS no Brasil.  

“Precisamos cada vez mais intensificar esse apelo universal para a ação, pois os ODS visam a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas por meio do crescimento sustentável, do resgate da cidadania através de iniciativas de governos, instituições, empresas e organizações”, destacou.

O Ciclo de Debates Urgentes é uma atividade do Programa de Estágio do Governo de MS realizado bimestralmente e de modo virtual. A ideia é apresentar temas importantes para a formação cidadã e profissional de acadêmicos, gestores e comunidade externa. A programação se estrutura em assuntos que abordem questões ambientais, de gênero, saúde mental, inovação, criatividade e dentre outros, apresentados por especialistas de Mato Grosso do Sul e de outras regiões brasileiras.

Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *