1º Festival de Teatro Infantil de Sorocaba é atração gratuita no TMTV de sexta a domingo (19 a 21) – Agência de Notícias



17 de abril de 2024

16:54

Por: Mariana Campos

As famílias sorocabanas poderão conferir, de sexta a domingo (19 a 21), a 1ª edição do Festival de Teatro Infantil de Sorocaba (Festincaba), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). A entrada é gratuita e os ingressos serão liberados ao público 30 minutos antes de cada espetáculo.

O festival tem como objetivo promover o acesso à cultura ao público infantil. O apoio é do grupo Barracão da Vó, com promoção da Pri Produção Artística, com recursos municipais viabilizados pelo edital 2023 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A programação contará com sete peças selecionadas por uma banca examinadora, após a inscrição de mais de 30 projetos, vindos de diversas cidades do interior paulista, Rio de Janeiro e Paraná. As apresentações abordarão temas como: adoção animal, circo, questões ambientais, folclore brasileiro e muito mais.

“Receber outros grupos de teatro em nossa cidade já é uma satisfação imensa. Ainda mais quando unidos em um só propósito, que é aproximar as crianças dos palcos e da arte cênica. Para alguns será a primeira vez que assistirão a espetáculo em um teatro como o Municipal”, comenta a realizadora do Festincaba, Priscila Maldonado.

O gestor cultural do Festival, Rodrigo Cintra, acredita que será uma experiência inesquecível e que pretende repetir nos próximos anos. “O Festincaba é uma ótima oportunidade para as crianças e os adultos se divertirem, aprenderem e se conectarem com a cultura. As peças são incríveis, divertidas, interpretadas por artistas renomados e as oficinas proporcionam um contato direto com o teatro, o circo e suas diversas possibilidades”.

Além das peças, o Festincaba vai oferecer dois workshops gratuitos no sábado (20): oficina de contação de histórias, com Monisa Maciel (Sorocaba), das 10h às 12h, no Teatro Escola Mario Persico; e a oficina de Jogos Teatrais, com Juliano Mazurchi e Christian Hilário (Grupo NÓSMESMOS – Itu), das 17h às 19h, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. As inscrições podem ser feitas pelo insta @festincaba ou pelo e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas.

Grupos, associações e escolas que queiram assistir os espetáculos podem reservar lugares pelo WhatsApp: (15) 98801-4217 ou pela rede social @festincaba. O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, no Alto da Boa Vista.

Programação:

19 de abril (sexta-feira)
15h – “Meu Amigo Jaime” – Cia. Clássica de Repertório (Sorocaba)
20h – “Cadê Dulcinéia” – Cia. Imediata de Teatro & Payaso Chungo Malungo (Sorocaba/Venezuela)

20 de abril (sábado)
16h – “Uma Boneca Cheia de História” – Gitirana Produções (Ribeirão Preto/SP)
20h – “…E o Sol Avermelhou” – Cia. Arte-Móvel (Santa Bárbara d’Oeste/SP)

21 de abril (domingo)
11h – “O Céu é a Lona” – Circo Guaraciaba – Alexandre Malhone (Votorantim/SP) – No Teatro de Arena do TMTV
15h – “Nosso Grande Espetáculo” – Adorável Companhia (Guapimirim/RJ)
19h – “Bem Debaixo do Nariz” – Damião e Cia (Campinas/SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *