Clínicas da família: unidades da Prefeitura atuam na promoção da saúde, na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Clínica da Família São Sebastião – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Unidades de atenção primária, as 238 clínicas da família instaladas em todas as regiões da cidade do Rio têm foco em ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças. Com esse modelo, a Prefeitura do Rio trabalha na Estratégia Saúde da Família, com capacidade para resolver 85% dos casos de quem busca atendimento no local. A medida permite o acompanhamento regular de pacientes e, ainda, evita que casos de menor gravidade sejam direcionados a emergências de grandes hospitais.

As clínicas da família possuem equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal. Os profissionais são divididos em equipes responsáveis por diferentes áreas.

Ao chegar à unidade, o usuário é acolhido por um profissional da equipe correspondente ao seu local de moradia para receber orientações e ser atendido de acordo com a necessidade.

VEJA AQUI A CLÍNICA DA FAMÍLIA MAIS PRÓXIMA

 

Encaminhamento para o Super Centro Carioca de Saúde

É por meio das clínicas da família, e dos centro municipais de saúde, que é feito o encaminhamento de pacientes para o Super Centro Carioca de Saúde. O direcionamento ocorre a partir de avaliação e acompanhamento das equipes de saúde da família.

 

Consultas marcadas via aplicativo

Os serviços das clínicas da família também podem ser acessados, consultados e até marcados virtualmente, por meio do aplicativo minhasaude.rio, portal e aplicativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ferramenta o usuário encontra os seguintes serviços: agendamento de consultas na Atenção Primária, retirada de laudos de exames laboratoriais e de imagem, acompanhamento de solicitações no Sisreg, consulta à situação vacinal, registros de saúde e, ainda, solicitação e impressão, após aprovação, das carteirinhas da pessoa com autismo e da pessoa com fibromialgia (exclusivo na versão site do minhasaude.rio.

 

A Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário, na Taquara – Beth Santos / Prefeitura do Rio

 

Unidades de saúde reformadas

A Prefeitura do Rio tem trabalhado para a recuperação da rede. Todas as unidades – clínicas da família, centros municipais de saúde, CAPS, hospitais, UPAs – estão passando por melhorias, sem interromper o atendimento à população. Até o início deste semestre, 198 já foram reformadas e outras 88 serão até o fim da gestão. As unidades também estão recebendo novo mobiliário e equipamentos.

Foram contratados quase 4 mil profissionais para a Atenção Primária, o que possibilitou a ampliação da cobertura de 39,6% em dezembro de 2020 para 62,5% em outubro de 2023. Conforme o plano estratégico, a meta é chegar a 70% de cobertura de Saúde da Família novamente. Atualmente, são 1.294 equipes da ESF, 209 a mais do que em dezembro de 2020. Desse total de equipes, 93% estão completas. É historicamente o maior número de médicos atuando na Estratégia Saúde da Família no município do Rio.

Categoria:

  • 24 de outubro de 2023
  • Marcações: clínica da família Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro saúde Super Centro Carioca de Saúde

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *