Além de atender a população durante o feriado, o hemonúcleo também vai funcionar na sexta-feira (13), ponto facultativo, e no sábado (14), em horário integral. Por ser uma emergência de portas abertas, o HGNI recebe pacientes vítimas de trauma, como acidentados, baleados ou vítimas de arma branca, ou portadores de doenças que necessitam da transfusão sanguínea. Por este motivo é necessário que as doações sejam feitas regularmente para garantir que as reservas de sangue estejam em níveis adequados.
O HGNI fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, n° 953, na Posse. O banco de sangue funciona próximo à recepção da unidade de saúde.
Transporte gratuito para doadores
Quem desejar doar sangue no HGNI em grupo pode entrar em contato com o banco de sangue pelo telefone (21) 99695-7470, com até três dias de antecedência da data prevista para doação, e verificar a viabilidade do serviço que atende cidades vizinhas à Nova Iguaçu. Pelo telefone será feita uma pré-triagem para verificar se os interessados estão aptos a doação e um carro de aplicativo ou van será disponibilizado gratuitamente, conforme o número de doadores.
Requisitos para doar sangue
– Apresentar documento de identificação com foto;
– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 já devem ter doado sangue em outra ocasião e estar em boas condições de saúde;
– Pesar mais de 50 kg;
– É contraindicada a doação quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não é preciso estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;
– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48h para fazer sua doação;
– Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar; Exceto piercing na língua ou partes genitais que estará apto para doação um ano após a retirada;
– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;
– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;
– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível;