O Boca Juniors havia encaminhado um acerto para contratar Hinestroza por 5 milhões de dólares e uma porcentagem dos lucros de uma futura venda. No entanto, os colombianos não assinaram e deixaram os argentinos em espera. O Vasco viu a brecha e atravessou o negócio em 72 horas.
O Vasco ofereceu uma proposta melhor para o Atlético Nacional em todas as cláusulas das que oferecidas pela direção de Riquelme no Boca Juniors. Os colombianos viram a proposta brasileira como mais vantajosa pelos valores, forma de pagamento e pela porcentagem futura.
As ligações de Fernando Diniz
Hinestroza é mais um jogador que recebeu muitas ligações de Fernando Diniz. O treinador pegou o telefone para convencer o colombiano a aceitar a proposta do Vasco. Ele aproveitou os contatos para reforçar o planejamento que o clube tem para o atacante e no que a vinda para o Brasil poderia ajudá-lo.
Diniz entende que Hinestroza está pronto para o próximo passo na carreira, e a transferência para o futebol brasileiro representaria este salto para o jogador que é cotado como um dos mais promissores do futebol colombiano.
— O Hinestroza é um jogador com características um pouco parecidas com as do Andrés Gómez, um jogador rápido, com bastante energia física, com boa técnica, que estava aqui na base do Palmeiras por dois anos. No ano passado a gente acabou acompanhando ele com mais intensidade no Atlético Nacional, que ele acabou caindo na chave do Inter. Na janela do meio do ano a gente já tinha tentado o Hinestroza. Acho que é um jogador que tem tudo para vir e nos ajudar.
Nas ligações, o treinador citou o desenvolvimento de Jhon Arias no Fluminense. O “case” Arias e Diniz foi algo que foi visto como diferencial para o estafe de Hinestroza. O técnico tem uma fama na Colômbia pela evolução que fez com o jogador que estava no Fluminense e atualmente defende o Wolverhampton, sendo uma das figuras mais importantes da seleção colombiana.
As pessoas próximas a Hinestroza também viram a evolução de Andrés Gómez no futebol brasileiro e a rápida adaptação do jogador ao estilo de Diniz. Ele e Cuesta estavam fora das listas de convocações da Colômbia, mas voltaram às listas de Néstor Lorenzo após se tornarem titulares no Vasco, tendo a sequência que não tinham na Europa.
O acerto foi muito comemorado pela direção do Vasco. A alta cúpula do clube já observava o jogador desde o ano passado, quando o jogador foi destaque da campanha do Atlético Nacional na Libertadores. Hinestroza era disputado pelo Fluminense e pelo Botafogo, e os valores estavam acima da realidade vascaína naquele momento.
O Atlético pediu ao Fluminense US$ 8 milhões e a troca por Kevin Serna para a liberação de Hinestroza. As conversas não avançaram. Ele era o principal alvo do Tricolor para a vaga deixada por Jhon Arias.
Seis meses depois, o Vasco contrata o jogador por um preço bem menor. No ano passado, a direção vascaína contratou Andrés Gómez, também colombiano. O jogador foi um dos principais destaques do clube no segundo semestre do ano passado. Ele assumiu a titularidade da equipe e barrou Vegetti do time.
Fonte: ge
