O colombiano atenderia a um pedido expresso da comissão técnica por um reforço de velocidade para o setor ofensivo e com bom número de participações em gols. Poderia, também, enfim finalizar uma busca incessante do Vasco por um atacante de lado no mercado. Mas quem é Gómez? Conheça um pouco da história do jogador.
Millonarios e olhos para o mundo
Nascido em Quibdo, na Colômbia, Andrés Gómez fez sua estreia no profissional aos 19 anos no Millonarios, clube pelo qual passou por todas as categorias de base. Fez seu primeiro jogo no empate em 1 a 1 com o Alianza FC, no dia 14 de novembro de 2021.
Naquela temporada, o jogador conviveu com um velho conhecido da torcida vascaína: Fredy Guarín. O volante se despedia dos gramados justamente na temporada de estreia de Andrés. Os dois, no entanto, não chegaram a atuar juntos. Ao todo, o atacante disputou oito partidas em seu primeiro ano como profissional.
O ano seguinte foi o da afirmação do jovem colombiano. O atacante se firmou como titular absoluto da equipe comandada por Alberto Gamero e conquistou a Copa da Colômbia. Foram 49 jogos e 12 gols marcados.
O “Príncipe” nos Estados Unidos
Gómez chegou aos Estados Unidos em janeiro de 2023, em uma transferência recorde à época – de 3,5 milhões de euros – para o Real Salt Lake, e se tornou o quarto colombiano a atuar na história do clube estadunidense.
Por lá, viveu seus melhores dias. Foram 30 participações diretas em gols em 65 partidas nas duas temporadas em que vestiu a camisa do Real Salt Lake.
Em 2024, o colombiano registrou seu ano mais goleador, com 13 gols em 25 jogos, e terminou a liga nacional como o terceiro atacante com mais participações em gols, atrás apenas de simplesmente Lionel Messi, do Inter Miami; e Dennis Bouanga, do Los Angeles FC. As boas atuações chamaram a atenção do futebol europeu, e Andrés acertou sua ida para o Rennes por 10 milhões de euros (cerca de R$ 65 milhões na época).
Em sua despedida, o clube emitiu um extenso comunicado agradecendo ao “Príncipe”, como era chamado:
“Quando as luzes se apagavam e as coisas ficavam difíceis, você sempre podia contar com o Príncipe do RSL para ajudar (…). Todas as coisas boas também chegam ao fim, e assim, para o Real Salt Lake, chegou o momento de se despedir de uma de suas joias mais preciosas”, disse o clube em trecho do texto.
Estreia na seleção colombiana
Ainda pelo Salt Lake, Gómez realizou o sonho de atuar pela seleção profissional do seu país. Sua estreia pela Colômbia aconteceu em amistoso contra a Venezuela, no dia 10 de dezembro de 2023.
O atacante soma quatro partidas até aqui pela seleção, sendo duas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A um ano do Mundial que será realizado nos EUA, Andrés Gómez espera ter mais minutos na próxima temporada para seguir no radar de Néstor Lorenzo, técnico da seleção colombiana, e vê o Brasil e o Vasco como uma boa porta de entrada.
Aos 50 min do 2º tempo – gol de Carlos Andrés Gómez para a Colômbia contra o Uruguai
As características
Andrés Gómez é ponta-direita de ofício, mas tem facilidade para atuar nos dois lados do campo. Nas últimas temporadas, atuou preferencialmente pelo lado direito e se notabilizou pelo bom número de participações em gols – algo requisitado por Fernando Diniz para o reforço do Vasco no setor ofensivo.
Pouca adaptação ao futebol francês
A chegada de Andrés Gómez ao Rennes foi tratada com bastante expectativa, que podia ser percebida até mesmo no anúncio do jogador pelo clube francês. No entanto, o colombiano não se adaptou ao modelo de jogo e ao futebol no país.
Em sua primeira e única temporada pelo Rennes, foram 19 jogos e apenas um iniciando como titular. Ao todo balançou as redes três vezes e não somou assistências. No Campeonato Francês, atuou em 17 partidas, mas sempre com minutagem baixa, entrando sempre ao fim dos jogos.
Agora, Gómez vê com bons olhos uma mudança de ambiente justamente para seguir no radar da seleção colombiana a tempo de estar na Copa do Mundo.
O Vasco retomou as conversas com o Rennes, da França, na semana passada, depois de receber uma recusa inicial pela proposta de empréstimo. O colombiano de 22 anos foi uma indicação do executivo Admar Lopes.
Fonte: ge