Serviço de castração móvel atende cães e gatos na região sul

Rosi Masiero


Secretaria de Saúde

Luna e Maia estavam tranquilas. Com pouco mais de 5 meses as duas gatinhas pareciam que iam a um baile já que a postura delas era de solenidade absoluta. Já Castrim, um cão macho de seis meses, era só alegria, assim como o labrador Tayler, de dois anos, que bagunçava na fila. 

Esse é um breve resumo de como foi o serviço de castração móvel realizado pela Prefeitura de São José dos Campos na manhã deste domingo (19), na Emefi Professora Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento, no Conjunto Residencial Dom Pedro I, na região sul da cidade.

Nesta edição foram disponibilizadas 250 vagas, sendo 190 para cães e 60 para gatos (machos e fêmeas). A unidade móvel realiza castração e microchipagem de cães e gatos gratuitas aos animais inscritos no programa.

Desde cedo, Milton Cares esperava o atendimento de Luna para os procedimentos. Ele contou que veio do bairro Monte Rey e estava mais apreensivo que sua gatinha. Para ele, essa ação da Prefeitura é muito importante já que “é gratuita e bem realizada”.

Everton de Castro, tutor do Castrim, adotou o cão em uma feira no centro da cidade. Para ele, castrar e microchipar o pet é algo ‘sensacional’. Além do bom serviço, o ato de amar também consiste em manter o animal cuidado, protegido de doenças e identificado. “Essa ação é incrível”.

ONG em Ação

Durante todos os eventos do castramóvel, uma ação sempre chama a atenção. Participantes da ONG Aubrigo da Tia Dany participam fazendo e distribuindo gratuitamente roupas de pets feitas de malhas para ajudar os animais na recuperação da cirurgia.

“É muito importante proteger os pontos (após a cirurgia), por isso entregamos aos tutores”, comentou Daniana Martins, dona do abrigo.

As roupas são feitas de restos de camisetas e tecidos com cortes específicos para que os animais se sintam seguros e não arrebentem os pontos com mordidas e coçadas. A iniciativa agradou os tutores que estiveram na ação do castramóvel.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *