Cegonha Carioca: cuidado e carinho que já beneficiaram mais de 1,3 milhão de mães no Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Programa Cegonha Carioca já beneficiou mais de 1,3 milhão de mães no Rio – Prefeitura do Rio

Desde que foi restaurado em sua totalidade, em 2021, o Programa Cegonha Carioca já beneficiou mais de 294 mil mulheres em todo o município do Rio de Janeiro. Implantado em 2011 como serviço da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto é pioneiro no Brasil e tem o objetivo de garantir uma assistência humanizada, com melhor cuidado para a mãe e o bebê, desde o pré-natal até o parto. Ao todo, desde a implantação, o programa já atendeu mais de 1,3 milhão de mulheres, sendo um incentivo para as futuras mamães não descuidarem do pré-natal.

As gestantes que realizam o pré-natal nas unidades de atenção primária do município recebem o Passaporte Cegonha, com registro da maternidade de referência para a realização do parto. A partir da 28ª semana de gestação, as mães cadastradas podem agendar uma visita à maternidade, juntamente com um acompanhante, para conhecer a estrutura e tirar dúvidas. As famílias também recebem o kit cegonha, com enxoval para o bebê com bolsa, trocador, macacão, casaquinho, body, toalha, manta, calças e meias. Até o momento mais de 394 mil kits foram distribuídos.

O serviço garante ambulâncias exclusivas para levar as gestantes atendidas pelo programa até a maternidade em conforto e segurança. As ambulâncias contam com equipamentos e profissionais habilitados e, quando acionadas, vão até o local onde a gestante está para fazer avaliação com o profissional. Caso a paciente já esteja em trabalho de parto, ela é conduzida em segurança até a maternidade de referência. O serviço pode ser solicitado pelo número 2599-4744.

Categoria:

  • 12 de maio de 2024
  • Marcações: Cegonha Carioca Cidade Dia das Mães saúde

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *