Capacitação da terceira fase do MS Ativo Municipalismo começa nesta semana – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Os municípios sul-mato-grossenses que aderiram ao programa MS Ativo, lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul para dar continuidade às ações municipalistas que pautam a gestão estadual, iniciam na próxima quarta-feira (22) a jornada de capacitação para elaboração dos planos que vão instrumentalizar os pactos de resultados entre Estado e prefeituras, na terceira fase do programa.

Destinada a gestores municipais e agentes de articulação das secretarias de saúde, educação e desenvolvimento econômico, a capacitação conta com aprendizados voltados à superação de desafios que demandam esforços conjuntos, apresentando aos participantes estratégias para enfrentar tais questões de forma eficaz.

O uso de ferramentas, metodologias de gestão e a promoção da integração entre diferentes áreas envolvidas estão entre os conteúdos a serem trabalhados, estimulando assim o engajamento dos municípios e o compartilhamento de experiências e de boas práticas.

A capacitação é realizada em uma parceria entre EscolaGov (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Sebrae e secretarias estaduais de Saúde, Educação e Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), além do apoio técnico da Macroplan Consultoria e Analytics.

Ao todo, serão dois encontros online e um encontro presencial em Campo Grande, sendo oferecido aos participantes materiais de apoio para auxiliar no aprendizado. Os municípios contarão com uma equipe dedicada que oferecerá suporte contínuo, garantindo máximo aproveitamento da jornada de capacitação.

As oficinas terão a seguinte programação:

Oficina 1: O programa e seus desafios (online)

·      Data: 22/05

·      Horário: 8h às 11h

Oficina 2: Elaboração dos planos de ação (online)

·      Data: 28/05

·      Horário: 8h às 11h

Oficina 3: Detalhamento dos planos de ação (presencial)

·      Data: 04, 05 ou 06/06 (em escalas)

·      Horário: 8h às 12h ou 14h às 17h30

MS Ativo – fase 3

A terceira fase do programa MS Ativo tem como pilar o municipalismo baseado na cooperação, preceito que busca alcançar uma nova abordagem de municipalismo e tem como foco de atuação a gestão baseada em evidências e orientada a resultados.

Para isso, serão elaboradas, junto aos municípios estratégias para a superação dos desafios através de um trabalho multidisciplinar e em rede, com o compartilhamento de boas práticas nas áreas de saúde, educação e ambiente de negócios.

Comunicação Segem e Macroplan

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *