Prefeitura de Campo Grande promove palestra em polo empresarial para conscientizar homens sobre violência doméstica – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), realizou na manhã desta quinta-feira, dia 14 de março, uma palestra no Polo Empresarial Oeste para conscientizar os homens sobre a violência doméstica. Com o título “Papo de Homem: Unidos pelo enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, a iniciativa objetivou quebrar padrões e levar para os homens informações e percepções sobre a violência doméstica para que eles também sejam multiplicadores desse trabalho de conscientização.

“Estou muito lisonjeada de estar aqui falando para um público predominantemente masculino. Isso para mim é uma mudança de paradigmas, porque muitas vezes ministrei palestras para mulheres e para crianças, o que é de extrema importância, principalmente para crianças, que já vamos trazendo essa mudança de cultura no que diz respeito ao relacionamento entre homens e mulheres. Mas estar aqui é muito importante, porque quase sempre os agressores são do sexo masculino, então a gente pode pelo conhecimento ajudar a identificar alguma situação de violência e ajudar”, frisou a palestrante delegada Fernanda Piovano.

A palestra trouxe à discussão uma série de reflexões pertinentes sobre o papel dos homens no combate à violência contra a mulher, ressaltando a importância da sensibilização e do engajamento de toda a sociedade na causa. Durante a apresentação, a delegada Fernanda destacou a necessidade de desconstruir estereótipos que perpetuam a violência de gênero e enfatizou a importância da educação e do diálogo como ferramentas fundamentais para a promoção de relações saudáveis e igualitárias entre homens e mulheres.

A iniciativa promovida pela Sidagro cumpriu a intenção. “Entendemos que homens e mulheres caminham juntos, e que essa luta contra a violência doméstica é uma luta da família, é uma luta de toda a sociedade civil, no sentido de dar melhores condições para as mulheres. Então, nós como uma secretaria que trabalha a inovação e o desenvolvimento econômico e tem compromisso com o Polo Empresarial entendemos que precisávamos construir esse momento para que os trabalhadores sejam multiplicadores destas informações”, disse o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

Sócio proprietário da empresa Tomazelli, Dinho Tomazelli, falou da importância da iniciativa. “Toda palestra é muito bem-vinda, e essa sobre a situação das mulheres é muito importante para conscientizarmos o homem sobre a violência doméstica. O homem tem muito mais força que as mulheres e ele precisa entender que uma relação se constrói com respeito. Então, nós somos gratos por estarmos aqui aprendendo e podendo levar esse conhecimento. Eu tenho três filhas, uma que trabalha comigo, uma na escola, e uma bebezinha, então eu entendo que é preciso um mundo melhor para minhas filhas e para todas as mulheres”, afirmou.

O evento também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semu), que evidenciou o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Nós estamos no mês da mulher e neste período somos muito demandadas para diversas ações, mas esta chamou a atenção por focar no homem. O Papo de Homem é fundamental para que possamos nos unir no enfrentamento à violência contra as mulheres”, concluiu Carla Stephanini, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *